Relatório "Desafios e possibilidades do ensino remoto no CEHU: consulta à comunidade acadêmica"

Diante da pandemia da Covid-19, o Centro de Humanidades (CEHU) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) instituiu uma comissão com o objetivo de promover um estudo sobre os desafios e possibilidades do ensino remoto, pela Portaria 09/2020, prorrogada por mais 30 dias pela Portaria nº. 15/2020.

Para tanto, desenvolveu-se uma consulta junto à comunidade acadêmica do CEHU, com o objetivo de identificar o posicionamento de estudantes, docentes, técnicos administrativos em educação e equipe gestora quanto ao retorno das atividades de ensino pelo trabalho remoto, bem como destacar as aproximações e distanciamentos com os marcos regulatórios da UFOB, no que for possível.

Os dados foram sistematizados e estão dispostos a partir de temáticas relevantes no campo da educação superior, tais como: educação online e educação a distância, as tecnologias de informação e comunicação no ensino remoto; internet e equipamento remoto; equipamentos tecnológicos e acervo bibliográfico; desafios e possibilidades de ensino remoto no CEHU.

O relatório está estruturado em quatro partes: introdução, metodologia, apresentação e discussão dos dados, recomendações e sugestões; a partir da análise documental e dos dados levantados no que tocam às necessidades dos estudantes, do corpo docente e dos técnicos administrativos em educação.

Os dados da comunidade do CEHU qualificam este relatório para se tornar um instrumento de gestão para tomada de decisão no que se referem às políticas institucionais para o ensino remoto.

A Direção do Centro das Humanidades agradece e parabeniza o trabalho da comissão e entende que esse relatório é essencial para discutir a Proposta de Plano de Ação da UFOB, pautada no CONSUNI.